Cases

Categorias:

Sistema de telecomunicação, energia e segurança para a obra da Ghella

A fim de aumentar a oferta de gás natural em São Paulo e diminuir a dependência brasileira do gás importado da Bolívia, a Petrobras e o governo estadual estão empreendendo uma série de obras infraestruturais para reforçar a rede paulista de gasodutos. Dentre essas obras, está o Projeto Gastau, que prevê a construção de um duto de Caraguatatuba (litoral norte) a Taubaté (Vale do Paraíba), para escoar a produção de gás da Plataforma de Mexilhão, na Bacia de Santos, já a partir de 2010.

O maior desafio do projeto está na escavação de um túnel, no trecho de 5 quilômetros que atravessa a Serra do Mar. Para executar essa grande obra de engenharia, foi contratada a empresa italiana Ghella, que tem mais de cem anos de experiência multinacional no setor da construção e é especializada em obras subterrâneas.

 

Parceria pela segurança O contrato com a Petrobrás estabelece rígidos padrões de segurança dentro dos túneis e, para cumpri-los, a Ghella fez uma parceria com a e-max. Na primeira fase do projeto, a e-max instalou câmeras dentro do túnel e monitores de LCD dentro do trem que retira a terra movida pela tuneladora da Ghella. Desta forma, o maquinista tem plenas condições de enxergar o movimento dos operários na frente e atrás da locomotiva, o que evita acidentes. Na segunda fase, a e-max desenvolveu, sob medida, um sistema de -caixas- com dispositivos modulares de energia e telecomunicação (ramais, sirenes), que permitem que, a cada 500 metros de túnel, a tuneladora possa contatar – instantaneamente e em qualquer situação – a central que administra a obra. A responsabilidade da e-max abrange ainda a capacitação dos funcionários da Ghella, para que eles possam operar os dispositivos com total autonomia.

 

Elogio internacional A obra da Ghella no Projeto Gastau conta com a participação de profissionais de mais de 80 países. Em mensagem enviada ao gerente de operações da e-max, Saulo Requena, o engenheiro de eletrotécnica e automação da Ghella, Filipe Pinheiro, elogiou a equipe técnica da parceira joseense: -Eles têm dado todo o apoio, disponibilidade e profissionalismo para que os projetos estejam em bom andamento.

 

Dezembro de 2009


 

 


Av. Cidade Jardim, 1.857 - Jardim Satelite - São José dos Campos-SP CEP 12.231-675
(12) 2134.1400