Cases

Categorias:

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí

Interligando três estruturas geograficamente separadas – a sede, a Estação de Captação de Água (ECA) e a Estação de Tratamento de Água (ETA) -, a infovia do SAAE de Jacareí elimina distâncias e traz inúmeras vantagens, a começar pela redução de custos.

 

Antes da implantação dos sistemas integrados de comunicação, cada unidade do SAAE tinha que ter suas próprias linhas telefônicas, sua própria telefonista, seu próprio link de internet e a comunicação de dados entre os prédios era feita via rádio. As ligações telefônicas entre as unidades tinham um custo mensal alto e no máximo dois usuários podiam falar concomitantemente. Com o projeto da e-max – que incluiu a instalação de novas centrais PABX híbridas, aptas a funcionar com sistemas de voz sobre protocolo de internet (VoIP) -, o SAAE passou a ter um único link de voz/dados/imagens para as três unidades, o que facilita a gestão e o controle do uso da telefonia e proporciona economia: até 30 pessoas podem falar simultaneamente, sem custo algum. E as telefonistas do SAAE podem ser concentradas em um único prédio.

 

Além de menos dispendiosa – também em termos de manutenção -, a rede de fibra ótica é 200 vezes mais rápida que a conexão via rádio e apresenta capacidade de transmissão 50 vezes maior. No caso do SAAE, são quase dois quilômetros de fibra ótica do tipo monomodo, especificidade sugerida para longas distâncias e alto volume de tráfego de informações em tempo real. A disponibilidade e a estabilidade do sistema completam as vantagens: a transmissão via rádio sofre interferência, por exemplo, do mau tempo. Este risco não existe com a fibra ótica. A qualidade da conectividade é muito melhor.

 

Com custos reduzidos, melhor aproveitamento de recursos, mais produtividade e mais segurança, a rede integrada do SAAE se apresenta como um investimento de retorno garantido, que deve se pagar em cerca de 10 meses. E a população de Jacareí também ganha com essa modernização, que agiliza os serviços e o atendimento ao público.

 

Julho de 2009


 

 


Av. Cidade Jardim, 1.857 - Jardim Satelite - São José dos Campos-SP CEP 12.231-675
(12) 2134.1400